Política de Privacidade

Confira nossos termos legais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Política de Privacidade e Segurança da Informação deverá ser lida atentamente, para que as práticas no tratamento de seus Dados Pessoais sejam entendidas de forma efetiva. A Coopnore Unicred preza pela privacidade e segurança da informação, reconhecendo a necessidade de tratar todos os dados pessoais de forma justa, respeitosa e em conformidade com a legislação vigente. Nossa política baseia-se no compromisso com a transparência e o respeito nas relações com os cooperados, visitantes e usuários do Sistema Unicred. Parte desse compromisso significa proteger e respeitar a privacidade e as escolhas de todos.

FONTES DE DADOS PESSOAIS

Os Dados Pessoais são coletados através das seguintes fontes:

  • Aplicativos móveis do Sistema Unicred: aplicativos móveis fornecidos diretamente pelo Sistema Unicred ou através de terceiros como Google ou Apple.
  • Sites do Sistema Unicred: todos os nossos sites podem ser utilizados para coleta de dados pessoais. Isso inclui internet banking e outros sites que operamos diretamente através dos nossos domínios.
  • Atendimento ao cooperado e agências: comunicações e atendimentos realizados através das nossas centrais de atendimentos e agências.
  • Correio Eletrônico: serviços utilizados para manter comunicações eletrônicas entre você e o Sistema Unicred.
  • Anúncios, propagandas e formulários online: interações com qualquer tipo de anúncios, propagandas e formulários online do Sistema Unicred.
  • Registros offline: registros preenchidos offline, distribuídos durante eventos e outras interações com o Sistema Unicred.
  • Dados recebidos de terceiros: incluindo, mas não limitado a redes sociais e sites de terceiros como, por exemplo, Linkedin e similares, fontes públicas e dados recebidos durante a filiação de Cooperativas.

 

DADOS PESSOAIS QUE TRATAMOS

Dados Pessoais: coletamos quando visitantes utilizam nossos serviços online, o que pode incluir, mas não limitar, dados como: nome, endereço de e-mail, endereço para correspondência, número (s) de telefone, números de contas, nome de usuário e senha, CPF, RG, números de carteira de motorista, comprovante de residência, endereço IP e dados de geolocalização. Dados sensíveis: orientação sexual, raça, nacionalidade, dados de saúde e identificadores biométricos, são tratados mediante base legal ou quando o titular ou seu responsável legal consentir. Esse consentimento ocorre de forma específica e destacada em nossas plataformas online e aplicativos. Estes dados são tratados para fins de prevenção a fraude e garantia da segurança dos serviços. Dados de crianças e adolescentes: são coletados apenas mediante o consentimento dos pais ou responsáveis. Procuramos coletar ou processar informações pessoais que sejam exigidas ou permitidas por lei, necessárias para a detecção ou prevenção de crimes, para exercer ou defender os direitos legais.

POR QUE PRECISAMOS E COMO TRATAMOS OS DADOS PESSOAIS

Durante a interação junto ao Sistema Unicred ou ao utilizar uma das fontes de coleta previamente mencionadas, podemos coletar vários tipos de dados pessoais. Porém, somente coletamos, tratamos e armazenamos seus dados pessoais quando houver motivos e finalidades legais ou legítimas para fazê-lo. Tais como:

  • Atender solicitações de serviços ofertados pelo Sistema Unicred;
  • Proteção ao crédito;
  • Identificação e autenticação;
  • Prevenção a fraude;
  • Segurança dos serviços;
  • Caso seja necessário para os interesses legítimos do Sistema Unicred, exceto onde esses interesses sejam substituídos por direitos e liberdades fundamentais do titular.

O uso dos dados pessoais é essencial para que possamos verificar sua identidade e permitir o ingresso como cooperado. Também podemos usá-los para manter nossos registros atualizados, notificá-lo sobre alterações e melhorias em nossos serviços proporcionando uma melhor experiência. Entretanto, fica reservado o direito de comunicar quando não houver interesse em receber os anúncios do Sistema Unicred. Os dados pessoais não são divulgados pelo Sistema Unicred, exceto quando houver consentimento ou mediante obrigação por força de lei ou regulamento.

SOBRE O COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais poderão ser compartilhados com prestadores de serviços e esses podem ser tratados em nosso nome. Tais serviços são contratualmente restritos ou ocorrem para atender obrigações legais. Além das entidades que fazem parte do Sistema Unicred, podemos compartilhar dados pessoais com os seguintes tipos de organizações de terceiros:

  • Provedores de serviços: incluem companhias externas que auxiliam o Sistema Unicred a operar nosso negócio. Provedores de serviços e seus colaboradores selecionados só estão autorizados a acessar os dados pessoais, em nome do Sistema Unicred para tarefas específicas, que forem requisitadas a eles com base em nossas instruções diretas. Nossos provedores de serviços são obrigados contratualmente a manter os dados pessoais confidenciais e seguros, em casos de violação respondem solidariamente conforme a legislação vigente.
  • Terceiros que usam seus dados pessoais por motivos legais ou devido: divulgaremos seus dados pessoais a terceiros por motivos legais, ou no contexto de filiação de novas cooperativas.
  • Transferência de Dados Pessoais para fora do Brasil: Com o objetivo de garantir alta disponibilidade de dados pessoais, pode ser necessário encaminhá-los para outros países para fins de cópias de segurança (backups), de acordo com a lei aplicável. Tomaremos medidas organizacionais, contratuais e legais para garantir que os dados pessoais sejam processados exclusivamente para o Sistema Unicred.

Ressalta-se que o Sistema Unicred preza pela proteção dos dados pessoais em todas as divulgações.  Com os terceiros aplicamos processo de gestão de risco, com a finalidade de manter controles de segurança.

SOBRE A RETENÇÃO E TÉRMINO DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

O Sistema Unicred utiliza os dados pessoais pelo tempo que for necessário, a fim de satisfazer as finalidades para quais os dados foram coletados, conforme descrito nesta política, ou para cumprir os requisitos legais aplicáveis. Dados Pessoais usados para fornecer uma experiência personalizada serão mantidos exclusivamente pelo tempo permitido, de acordo com a legislação vigente. Para obter mais detalhes sobre a retenção de dados pessoais, é possível realizar uma solicitação pelos canais de comunicação informados nessa política. Destaca-se que ao término do tratamento dos dados pessoais, eles serão eliminados no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação nas situações previstas nas legislações vigentes.

O USO DE COOKIES

Além dos dados fornecidos, o Sistema Unicred pode captar dados de navegação por meio de “cookies”. Os “cookies” identificam as interações do usuário com nosso site, tendo como principal objetivo reconhecê-lo na próxima navegação e melhorar o uso e a funcionalidade dos sites e demais serviços na web. Esses cookies permitem o Sistema Unicred captar os dados de:

  • Geolocalização: esse cookie é responsável por informar de qual região você está acessando as plataformas do Sistema Unicred para adaptar nosso conteúdo às necessidades do usuário, dependendo da localização geográfica, e para prevenir contra possíveis fraudes.
  • IP: identificamos o número de endereço IP ao acessar nossos sites, a fim de aumentar a segurança, visto que, em caso de fraude, forneceremos o mesmo às autoridades competentes.
  • Publicidade: esses cookies identificam e exibem conteúdo publicitário a partir das preferências durante a navegação.
  • Analíticos: Utilizamos esses cookies para analisar a forma como utilizam o site e monitorar a performance, sendo utilizados anonimamente para efeitos estatísticos.

Caso não deseje usar cookies, é possível desativá-los. Quando possível, nossas plataformas digitais disponibilizam mecanismos para desativação. Entretanto, ao desativar os cookies a experiência com os sites do Sistema Unicred podem se tornar limitadas e algumas funcionalidades podem deixar de funcionar.  Veja como desabilitar os cookies em cada um dos navegadores Internet Explorer / Firefox / Google Chrome / Safari

DIREITOS SOBRE OS DADOS PESSOAIS

É direito de todos confirmar a existência, acessar, revisar, modificar, apagar, restringir o processamento dos dados e requisitar cópia dos dados existentes. Também é um direito obter informações claras sobre os Dados Pessoais e ou compartilhamento deles com terceiros. A solicitação de portabilidade dos dados pessoais para enviar a outro fornecedor de serviço ou produto também é um direito de todos. A qualquer momento, é possível limitar o uso e divulgação, ou revogar o consentimento a qualquer uma de nossas atividades de processamento dos dados pessoais, excetuando-se em situações previstas na legislação vigente e/ou quando tivermos bases legais para processar as informações. Existe a possibilidade de exercer seus direitos através dos canais de comunicação informados nessa política. Destacam-se que alguns dos diretos como, exclusão, em determinados casos em que houver obrigações legais ou contratuais prévias, não poderão ser cumpridos imediatamente ao requerimento. Quando disponíveis, nossos sites, aplicativos e serviços online podem ter uma função dedicada onde será possível revisar e editar os Dados Pessoais, bem como exercer ou solicitar seus direitos nessas plataformas. O Sistema Unicred faz o máximo possível para atender todas as questões que possam surgir acerca da forma que processamos os dados pessoais. Contudo, se existir alguma reclamação ou consideração sobre direitos e práticas adotadas, utilize os dados da sessão “como entrar em contato” para nos reportar.

E SE NÃO FORNECER OS DADOS PESSOAIS?

Sempre que for necessário coletar dados pessoais por obrigação legal, ou sob os termos de um contrato entre a Coopnore Unicred e eles não forem fornecidos quando solicitado, podemos não ser capazes de executar os serviços do Sistema Unicred. Neste caso, o contrato de prestação de serviços, poderá ser cancelado. Enviaremos notificação se este for o caso.

MEUS DADOS PESSOAIS ESTARÃO SEGUROS?

O Sistema Unicred tem em seus objetivos, garantir a proteção contra riscos que possam causar transtornos para os cooperados e por isso possui processos de gestão de riscos que visam as medidas técnicas e administrativas proporcionalmente aplicáveis, para que todos os possíveis pontos de atenção sejam protegidos preventivamente. Nossos princípios e diretivas da Política de Segurança da Informação: São provenientes da Segurança da Informação a identificação, prevenção, monitoração e mitigação de atividades que ofereçam riscos à segurança das informações e que violem normas, regulamentos e leis. A Capacitação é realizada por meio de treinamentos e campanhas de conscientização aos colaboradores da Unicred. A resposta a incidentes de Segurança da Informação e Privacidade é realizada de modo a preservar evidências, para assim identificar os problemas e rastrear as possíveis causas e aplicar o plano de ação que resolverá os incidentes o mais breve possível. A responsabilização acontecerá de acordo com código de ética e manual de conduta aplicáveis as possíveis infrações que ofereçam riscos à Segurança da Informação e Privacidade. Provém mecanismos e controles de segurança por meio de ferramentas que proporcionem a proteção de dados, pois sem a Segurança da Informação não há proteção de dados. O conjunto de princípios e diretivas da Política de Segurança da Informação, promovem controles capazes de medir e validar a correta aplicação da segurança da informação, possibilitando a gestão eficiente e eficaz.

COMO OS DADOS PESSOAIS SÃO TRATADOS?

A informação pode estar presente em diversas formas, independentemente da forma ou do meio pelo qual é compartilhada ou armazenada, entretanto o Sistema Unicred utiliza a informação unicamente para a finalidade a qual foi autorizada. O Sistema Unicred exige que todos os seus colaboradores e prestadores de serviços observem e sigam as políticas, padrões, procedimentos e orientações estabelecidas para o cumprimento da presente Política de Privacidade e Segurança da Informação. O Sistema Unicred adota diversas tecnologias e medidas de segurança para garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade de suas informações.  O acesso às informações pessoais coletadas e armazenadas pelo Sistema Unicred é restrito aos colaboradores e prestadores de serviços autorizados a manipular essas informações. Recomendamos consultar nosso ambiente, onde é possível encontrar informações e dicas que contribuem com a segurança nas atividades de seu dia a dia. Essa é uma das formas que indicamos para colaborar com a segurança de cooperados, familiares, amigos e do patrimônio.

SUAS RESPONSABILIDADES

Nosso site e aplicativos podem ocasionalmente conter links para outros sites, caso siga um link para outro site, leve em consideração que esses possuem suas próprias Políticas de Privacidade e que não somos responsáveis pelas referidas políticas. Oferecemos a modalidade de uso do login das mídias sociais para acessar as plataformas Unicred. Se o fizer, tenha ciência de que pode compartilhar suas informações de perfil conosco, dependendo das suas configurações da plataforma de mídia social. Visite a respectiva plataforma de mídia social e analise sua Política de Privacidade para entender como os dados pessoais são compartilhados e utilizados. Alguns de nossos sites e aplicativos permitem que os usuários apresentem seu próprio conteúdo. Lembre-se de que qualquer conteúdo enviado a uma de nossas plataformas de mídia social será tratado. Portanto, é fundamental ter cuidado ao fornecer as permissões. A fim de garantir a sua segurança, ressaltamos que não enviamos links de acesso à nossas plataformas por e-mail, caso receba links sobre atualização cadastral ou outro tipo de pedido de informação pessoal não abra e não informe seus dados.

ALTERAÇÕES EM NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Sistema Unicred pode iniciar o processo de revisão e atualização dessa Política a qualquer momento sem aviso prévio, quando da necessidade de adequação às normas e legislações   aplicáveis ou de mudanças nas diretrizes do Sistema. Lembre-se! Sempre que tiver dúvidas acesse a Política de Privacidade, disponível em nossas plataformas digitais.

COMO ENTRAR EM CONTATO

Entre em contato para:

  • Exercer seus diretos previstos em legislação vigente;
  • Realizar a revogação do consentimento para o tratamento dos seus Dados Pessoais, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente;
  • Esclarecer dúvidas ou preocupações relacionadas a esta Política;
  • Denunciar um incidente de vazamento de dados.


Para isso, solicitamos que entre em contato conosco usando o seguinte canal: Encarregado pelo tratamento de Dados Pessoais: Nome: Marcos Antônio Furlan e-mail: privacidade@unicred.com.br O Sistema Unicred receberá, investigará e responderá, dentro de um prazo considerado razoável e condizente com responsabilidades legais, qualquer solicitação ou reclamação sobre a forma como tratamos seus Dados Pessoais.

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